segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Voluntariado Jovem



Olá moçada.

No
boletim informativo dos Jesuítas, edição referente aos meses de julho e agosto de 2010, saiu uma  pequena matéria sobre o
VOLUNTARIADO JOVEM promovido pelo Anchietanum - obra da Companhia de Jesus no Brasil dedicada à formação e acompanhamento da juventude - na cidade de São Paulo.





Eu tive a oportunidade de participar do Voluntariado e vivenciar essa experiência transformadora de se doar ao outro, principalmente aos excluídos e/ou aos que são invisíveis na sociedade, ou seja, ao que o Pe. Alexandre, SJ, coordenador do Anchietanum, denominou de "Invisibilidade Social".



Conhecer suas lutas diárias e fazer-se um com eles nos trabalhos e na missão, fez de mim e acredito de todos os companheiros, mais sensíveis à realidade, trazendo interpelações que nos provocam existencialmente.  Reflexões, debates, partilhas eram feitas neste sentido, obedecendo à espiritualidade inaciana de sentir e refletir os desejos e sentimentos vividos no dia duro de trabalho e na gratuidade da doação ao próximo. Tais reflexões eram feitas no retorno ao Anchietanum, já que passávamos o dia todo trabalhando nas Obras Sociais e Ong's.




Abaixo está a matéria vinculada no Boletim e a partilha de uma amigo de Belo Horizonte que também participou do Voluntariado. Confiram...



O Voluntariado Jovem
Anchietanum

Terminou no último dia 21 de julho mais uma experiência de Voluntariado Jovem no Anchietanum. Os participantes são convidados a estar a serviço daqueles que mais necessitam e, no retorno, mantém uma rotina de partilha, oração pessoal e vida comunitária.

Abaixo a partilha do jovem Alex Túlio Pacheco, de Belo Horizonte:

"O que tenho a dizer é que o fato de ter participado do Voluntariado Jovem fez de mim uma pessoa melhor, com mais consciência e orientação para as reais necessidades dos problemas que a nossa sociedade vive. Esse voluntariado foi uma abertura para a verdade da vida, para uma verdade que não temos muito tempo para pensar, andamos muito preocupados e atarefados com as nossas imensas e particulares necessidades, que são muitas das vezes, mesquinhas e sem importância alguma. Porque comparado com aquilo que falta aos outros, vemos com outros olhos, com outra importância, que as nossas necessidades já estão devidamente atendidas, embora na maioria das vezes esquecidas e sem lhe darmos o real valor.

O que quero dizer é que ser voluntário é realmente "despertador". Desperta, abre, expande, acorda o nosso ser, e movimenta-nos em direções que julgávamos sem espaço, sem necessidade e que, depois de percorridas, alteram o nosso estado de espírito. Foi uma experiência única em minha vida, de muita descoberta, de dor e alegria ao mesmo tempo e acima de tudo de realização interior."

Você também é convidado a realizar esta experiência! O próximo Voluntariado Jovem acontecerá de 8 a 20 de janeiro de 2011, no Anchietanum.


Érika Augusto – Equipe do Anchietanum


Confiram também o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=pXLLet_NUkQ feito pela Equipe do Anchietanum durante os nossos trabalhos no Arsenal da Esperança e no Recifran.


Valeu... Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário